segunda-feira, setembro 25, 2006

Enfim, a retoma

O Expresso Emprego já começa a trazer mais anúncios, depois do período de férias... e agora que as empresas estão de novo a todo o vapor é altura de contratar um gajo para substituir aquele que saiu em Julho para ir ganhar mais, de expandir o negócio e meter mais um a ajudar aquele desgraçado que nunca sai todos os dias antes das oito da noite, antes que ele se ponha a mexer por causa de uma oferta melhor... e que seja um recém-licenciado, assim pode fazer um estágio, e o Estado sempre ajuda no ordenado do rapazito (sempre é melhor do que pôr lá uma menina).

E assim tantos começam a actualizar a folhinha do curriculum, copiando modelos da net, lendo os truques para dar uma apresentação directa, objectiva e frontal do que sabem e do que deveriam saber fazer. E pronta a folhinha, é chegada a altura de mandá-la por mail a dezenas de empresas (cuidado para não esquecer de mudar o nome da empresa no texto do mail - o resto pode ficar igual), ou mandar por carta porque é mais pessoal, com uma apresentação a acompanhar, com fotografia ou sem ela conforme os dotes estéticos do candidato.

E depois vêm as semanas de espera, passadas no sofá a ver de manhã o Cláudio Ramos e o horóscopo da Maya, que diz que a sua semana será atribulada, cuidado com os negócios, a saúde está estável e no campo amoroso vai receber uma notícia que não esperava. As respostas tardam, o leque de empresas para onde o curriculum é enviado começa a aumentar, qualquer coisita era tão boa, pelo menos para começar, não é? É sim.

E depois para alguns (não todos) chega o grande dia, e lá vão eles tensos, engalanados e trengos como miúdos no primeiro dia da escola. É tudo tão novo, tão diferente, há tanta coisa a aprender, os colegas parecem simpáticos e prestáveis, o ambiente é bom, vão gostar de certeza.

Quanto tempo passou? Seis meses? E achas repetitivo, o teu trabalho? E os teus colegas, são umas bestas invejosas e sem vida própria fora do maldito escritório onde passas com eles a maior parte da tua vida? E cansas-te de engolir sapos, de aturar imbecilidades e de fazer todos os dias sempre a mesma coisa? E ganhas mal? É pouco para o carro, para a casa, para as contas, para o arranjo do frigrorífico que tinha que avariar logo agora, um mês depois dos dois anos de garantia? Eu na tua situação actualizava o curriculum e começava a mandar para outros lados. Sempre ganhaste experiência, não foi?

Foi, foi. Ainda bem que já há mais anúncios no jornal.

2 Comments:

Blogger lampâda mervelha said...

Primeiro dia no 1º emprego:

21h00 - Conto cerca de 300 cartões, já numerados

6h00 - Estou morto...

Duração: 6 meses. A não repetir.


Primeiro dia no 2º emprego:

9h00 - Martelo electro-pneumático à frente, ferramentas, plano da máquina com mil e uma peças, e um grande vazio pelo desconhecido na minha cabeça.

Primeira ordem expressa:

- Desenrasca-te!

(e assim foi... até hoje)

25 setembro, 2006 23:13  
Blogger Salvador Daqui said...

Desculpem lá mas ao fim da primeira topa-se logo.

Como é Prof., vai mandar cv's?

27 setembro, 2006 09:16  

Enviar um comentário

<< Home