sábado, dezembro 16, 2006

Como entender um académico (oralidade)

Todos os académicos fazem frases longas. Não usam parágrafos, nem pontos finais. No máximo, vá lá, concedem ao seu discurso oral um ponto e vírgula. Em cada intervenção, por exemplo, numa conferência, os académicos dizem 3 ou 4 frases antes de passar a palavra ao colega. Os demais só têm uma maneira de descodificar o discurso académico: não ouvem as duas primeiras frases; ou, melhor, não tentam entendê-las. Se tomarem atenção à terceira ou à quarta frase acabam por conseguir interpretar todas as frases anteriores, pois é esta fase que corresponde à angústia que o académico sente quando já esgotou todo o seu vocabulário especializado nas frases anteriores não tendo, agora, como ocultar aquilo que ele mesmo identifica como a sua ideia original. Se o académico for bom, a tal ideia original é um lugar comum que, à moda de Aristóteles, toda a gente já conhecia mas no qual ainda não tinha pensado. Se o académico for mau, a tal ideia original é uma reprodução ou um pensamento sobre as ideias precedentes de outros académicos e intelectuais. Se o académico for muito mau, é possível que nunca se lhe esgote o vocabulário especializado. Neste caso, o melhor a fazer é abandonar discretamente a conferência.

1 Comments:

Blogger T. said...

eles gostam de aumentar exponencialmente o seu discuro...os nossos professores fazem isso para ocupar tempo da aula e também pk pensam mesmo que não não os entendemos à primeira, nem à segunda e às vezes nem à terceira...


o que não deixam de ser verdade nalguns casos...enfim não fazem por mal..=)

ps- este blog tem mm uma imagem refrescante...gosto gosto *

18 dezembro, 2006 17:14  

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