quinta-feira, novembro 30, 2006

Ah! Bê Cê

Noutro dia, ao falar com uns miúdos, percebi que as coisas andam muito diferentes do meu tempo no que toca ao ensino das letras nos primeiros anos da escola. A saber (e sem recorrer a transcrições fonéticas), os putos aprendem, como nós o fazíamos, que o B, o P, o Z, o D, o G, o T e o V são letras que têm como "nomes" Bê, Pê, Zê, Dê, Guê, Tê e Vê. Mas acabou-se o que conhecíamos (se o H ainda for Agá e o X, Xis): a partir deste ponto há todo um novo mundo misterioso pela nossa frente. Pois é, temos agora C, F, J, L, M, N, Q, R e S.
C = Quê
F = Fê
J = Jê
L = Lê
M = Mê
N = Nê
Q = (nenhum professor sabe bem ao certo mas todos dizem algo como "Quê de perna", "de nove", "de queijo" ou "de quá quá")
R = Rê
S = Cê

E, vai daí, pus-me a pensar com os meus botões sobre as grandes mudanças que isto vai acarretar: não mais ouvir o reclamo cantado da RêFêMê, andar de comboio pela QuêPê, comprar PêQuês da IBêMê... as coisas nunca mais serão as mesmas.

Contudo, de repente ocorreu-me um facto que me deixou livre de preocupações. Essa nova norma didática tem os dias contados. É só esperar o dia em que o filho ou neto de um deputado do PêÉsse pergunte ao pai ou avô se ele trabalha no PêCê. Nem é preciso falar do PêCêDê, do PêQuê ou do MêRêPêPê...

(Se o Xis for Xê a Microsoft vai ter um enorme flop em mãos no nosso país: a XÊ box...)

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A tradição já não é o que era :)

30 novembro, 2006 16:28  
Blogger lampâda mervelha said...

Éi Éi!

01 dezembro, 2006 12:57  
Blogger SuntoryTime said...

Ahahahah!

Essa do S ser cê é que me dá a volta à cabeça (e ao estômago também).

04 dezembro, 2006 13:10  

Enviar um comentário

<< Home