quinta-feira, novembro 02, 2006

Depois de Peidas e Rabos Venham os Cus!

Há muitos, muitos anos atrás... no tempo (quase) do outro senhor, diziam-me as minhas professoras de linguística que a língua é um organismo vivo e em constante mutação e evolução.

Fizeram-nos estudar, pobres desgraçados, centenas de mecanismos pelos quais ela evoluiria mas esqueceram-se de um: o medo da gaffe.Ah pois é. Senão vejamos:

Quem, como eu, tenha cerca de trinta anos, lembra-se perfeitamente de ouvir falar em cooperação, coligação, co-icineração, e vários outros cos que se liam CUS! Sim, dizia-se "Cuuperação", "culigação", "cu-icineração". Mas veio um dia em que a co-inineração passou a estar na ordem do dia e os desgraçados dos pivots televisivos tiveram de abordar o maldito processo nas notícias. A partir daí e na tentativa de evitar pronunciar a palavra CU (que por acaso consta da nossa língua aoooooooo tempo) criou-se o prefixo cô ou cou (para não dizer nada do genial có-icineração).

E assim, ao invés de todas as regras fonéticas, cria-se um novo som para uma conjunção de letras que nunca teve tal relação. E assim a língua evoluí... a má-língua...